• Audiência Pública
  • Premiação Jovem Autor
  • Sessão Especial 9/dezembro
  • Sessão Especial 8/dezembro
  • Natal de Luz
Imprimir
PDF

Vereadores prestam solidariedade a vítimas de desabamento no Natal Cultural

Publicado em Notícias - Sessões

Sessão ordinária

Os vereadores prestaram solidariedade, na sessão desta terça-feira (23), aos 33 feridos no desabamento de uma calçada sobre galeria fluvial, na noite de ontem, durante abertura das festividades do Natal Cultural, em frente à Prefeitura. A reunião foi aberta com a leitura de trechos do relatório final da CPI do Rio Mathias pelo presidente da comissão, Wilian Tonezi (Patriota), que apurou supostos ilícitos e responsáveis pelas obras ainda sem conclusão.

Na manhã de hoje, um grupo de vereadores visitou o local do acidente e reuniu-se com o prefeito para dialogar sobre as providências necessárias. Ainda de manhã, a CVJ emitiu nota informando que acompanha e participa ativamente junto com o Ministério Público Federal do esclarecimento quanto aos relatórios e os fatos apontados pela CPI do Rio Mathias.

Quando foi concluída a CPI do Rio Mathias, em junho, existiam mais de 20 mil páginas de documentação, fatos, indícios e instrumentos de prova. Para auxiliar o MPF, foi feito um sumário com todos os documentos e que agora continua a ser acompanhada toda a apuração. O objetivo é esclarecer onde estão as bases das conclusões que a CPI teve durante seu período de trabalho.

Na sessão, o presidente Maurício Peixer (PL) prestou solidariedade às famílias e enalteceu o trabalho das equipes de salvamento. Parabenizou o prefeito Adriano Silva (Novo) por chamar os vereadores para expor o que aconteceu e abrir para o diálogo. “Nós cobramos para que a Prefeitura possa fazer a contratação imediata da perícia, conforme apontou a CPI. Joinville não pode mais sofrer as consequências das obras malfeitas do rio Mathias”, disse.

Cassiano Ucker (Cidadania), que é médico e esteve no local prestando socorro, disse que a população merece o Natal Cultural, contudo, o imprevisto foi muito ruim e, de novo, relacionado ao rio Mathias. Segundo ele, poderia ser pior, no caso de uma maré cheia, por exemplo, e que a Câmara, como fiscalizadora, tem que trabalhar para que situações como a de ontem não aconteçam.

O vereador Sidney Sabel (Democratas) solidarizou-se com as vítimas do acidente e parabenizou Cassiano pela atitude de ir lá fazer atendimento, num gesto de um líder e de um grande profissional. O evento continuou depois do episódio, mas, segundo ele, não deveria ter continuado, porque não havia clima e o prefeito deveria ter cancelado o evento e acompanhado as vítimas ao hospital.

Claudio Aragão (MDB) prestou solidariedade às famílias e disse que a maré estava baixa, por sorte. Disse, ainda, que continuar o evento poderia trazer riscos a quem estava lá, e que deveria ter sido cancelado o evento, em respeito às pessoas que caíram. Teve conversa hoje de manhã no Seinfra, e que o concreto estava lá há mais de 50 anos, e colocaram mais de 10 toneladas em cima. Segundo ele, eram 12 placas de concreto de 300 kg cada, que foram postas em agosto deste ano.

Érico Vinicius (Novo) elogiou a organização do evento Natal Cultural, o coral da Escola Adventista, com 600 crianças, mas infelizmente aconteceu o acidente e organizadores paralisaram o evento, e só depois que souberam que não havia gravidade e foram atendidos, continuou o evento. Disse que assistiu à preocupação do prefeito e que sua decisão teve referência em grau de risco do corpo de bombeiros, que era estável. O Executivo está apoiando as vítimas, disse o vereador.

Lucas Souza (PDT) saudou as pessoas que prestaram socorro e disse que é cobrado a dar uma resposta ao joinvilense. Muitos vereadores foram ao local e que a perícia vai apontar o que levou ao rompimento do concreto armado. Apresentou requerimento para que na próxima segunda os secretários responsáveis pelas intervenções feitas neste ano compareçam à Câmara. Disse não querer crucificar ninguém, mas precisam de respostas.


Texto
Carlos Henrique Braga
Foto
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br